Banner-Noticias-Site_Marco-0610 Dicas para conservar seus livros!

Fala a verdade, leitor que é leitor tem sempre aquele xodó especial por cada um de seus livros. Por isso compartilhamos a dica de hoje especialmente com você, que quer saber como conservar seus livros por muito mais tempo, com alguns cuidados simples que vão fazer toda a diferença. Confira!

  1. Mantenha-os na vertical

Nada de livros empilhados uns sobre os outros! O peso de um livro sobre outro danifica o miolo e a lombada. Também evite “espremer” os livros na estante. Deixe sempre um espaço entre um livro e outro, para que eles possam deslizar suavemente quando você retirá-los do lugar.

  1. Mantenha os livros limpinhos

Use uma flanela seca para limpar os livros individualmente. Se você possui estante ou prateleira, pode utilizar o aspirador para eliminar a poeira de uma só vez.

Não use o famoso espanador, ele é a alternativa mais fácil, porém espalha a poeira de um livro para o outro. Você pode até não enxergar a sujeira após o uso, mas ela estará lá.

  1. Não se esqueça de tirar o pó dos livros

Duas vezes ao ano, no mínimo, utilize uma escova grande de cerdas macias para varrer a parte superior dos livros. A tática elimina a poeira que fica nos cantinhos. Para uma limpeza mais eficiente, você pode dividir o livro em três partes e escová-las separadamente.

  1. Tenha sempre as mãos limpas!

O suor e a sujeira prejudicam o papel, acelerando sua decomposição. Além disso, você já sabe que mãos sujas são uma fonte de bactérias, portanto, mantenha-as bem longe dos seus livros!

  1. Não abra os livros totalmente.

Quando isso ocorre, a lombada é forçada e fica com marcas de manuseio. Com o passar do tempo, a lombada cede e rasga. O resultado é um livro arrebentado.

  1. Não faça suas refeições enquanto lê.

Restos de alimentos e saliva, quando respingados no livro, mancham o papel. Além disso, ao longo dos anos, fazem com que as folhas amarelem e se despedacem.

  1. Não embale seus livros

com plástico, papel pardo, contact ou embalagens de presentes. Livro não é comida para ser embalado. O uso dos materiais citados acima só piora a conservação, pois eles não permitem que o papel “respire” da maneira adequada. Além disso, o papel pardo é ácido e com o passar dos anos transmite a acidez para a capa e páginas do livro, deixando-as amareladas e quebradiças.

  1. Não utilize clipes como marcadores de página

O clipe é feito de metal e enferruja. Quando isso ocorre, a ferrugem é passada para as páginas do livro, deixando sérias marcas de oxidação.

  1. Deixe seus livros armazenados longe do sol

A exposição solar frequente deixa as capas e lombadas tortas.

  1. Cuidado na hora de pegar o livro

Não retire os livros da prateleira pelas partes superior ou inferior isso danifica a encadernação e deixa seu livro torto. Afaste os livros próximos e retire o que você escolheu segurando pelo meio da lombada.

Boa leitura!