Nobel---Notícias---Julho---Semana-8-Banner

5 dicas para melhorar a habilidade de leitura – Parte 2

Você tem dificuldades para ler? Está sempre cansado? Não consegue se concentrar? Então essa matéria é para você!

Prepare-se

Se você não conhece o autor ou o contexto do livro – por exemplo, se você lê algo sobre a Angola da década de 1960 – é importante pesquisar informações básicas que irão ajudá-lo na compreensão do texto. Você evitará frustrações e confusões e poderá aproveitar ainda mais aquilo que o autor deseja transmitir.

Vocabulário

Mesmo os leitores mais experientes precisam estar atentos nessa área. Algumas leituras não podem ser feitas sem um dicionário ao lado, não importa o quanto a pessoa entenda a língua portuguesa. Um bom vocabulário e a compreensão exata das palavras fazem com que frases complexas sejam simplificadas e outras informações subentendidas sejam captadas.

Hora e local

Para alguns, ler em ônibus lotados não é uma tarefa difícil, pois essas pessoas conseguem se concentrar facilmente, mesmo com barulhos e conversas paralelas. Outras pessoas precisam de silêncio e tranquilidade para conseguir absorver o conteúdo. Além do local, é importante escolher o horário certo para ler. Não deixe para fazer isso por último, quando for dormir, especialmente se for algo mais complexo.

Comece com livros fáceis

Se você não costuma ler e quer adquirir esse hábito, evite frustrações e comece com leituras mais fáceis. Vá evoluindo gradativamente e estabeleça metas para não desanimar.

Não use os lábios

Algumas pessoas costumam ler em voz alta ou movimentar os lábios enquanto lêem. A leitura é uma atividade particular dos olhos e do cérebro, por isso só faça isso quando uma frase estiver realmente difícil de entender ou você não souber pronunciar determinada palavra. Ler em voz alta ou movimentando os lábios aumenta significativamente o tempo de leitura e faz com que ela seja mais cansativa.

Mas lembre-se cada pessoa é diferente, então entenda seu comportamento e adeque as dicas que se encaixem melhor com você.

Gostou? Então veja a primeira parte da matéria clicando aqui.