6 bibliotecas imperdíveis para visitar em São Paulo

Capital paulista possui diversas opções para quem ama livros.

 

São Paulo é uma cidade que consegue agradar pessoas dos mais variados gostos, e isso inclui os apaixonados por livros. A capital paulista possui um ótimo roteiro para aqueles que amam ler, inclusive de ótimas bibliotecas com acervos que compreendem milhares de livros das mais diversas áreas e para os mais diversos públicos. Algumas, inclusive, são obras de arte por si só e parece terem sido feitas para uma tarde relaxante de leitura.

 

Pensando nisso, listamos 6 bibliotecas imperdíveis para você conhecer em São Paulo. Confira:

 

Biblioteca de São Paulo

Localizada em Santana, na Zona Norte, a Biblioteca de São Paulo foi inaugurada em 2010 e desde então é uma ótima opção na cidade pra quem quer ler um bom livro. Com mais de 4 mil metros quadrados de área, o espaço guarda cerca de 35 mil itens e agrada todos os tipos de leitores. O espaço modelo é tão impressionante que a biblioteca esteve entre as finalistas do Prêmio de Melhor Biblioteca do Mundo, promovido pela Feira do Livro de Londres em Associação dos Editores do Reino Unido.

 

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h30 às 18h30

 

Biblioteca do Parque Villa-Lobos

A jovem biblioteca — inaugurada em 2014 — está localizada dentro do Parque Villa-Lobos, ao lado da Marginal Pinheiros na Zona Oeste da Capital, ocupa quatro mil metros quadrados e tem um acervo constantemente atualizado de livros, revistas, jornais, audiolivros, entre muitas outras opções. O espaço conta com ludoteca e sala de jogos eletrônicos, além de ambientes confortáveis dedicados especialmente à leitura.

 

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h30 às 18h30

 

Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Espaço bacana para os amantes de poesia. Fundada em 1979, a Biblioteca Alceu Amoroso de Lima se tornou um ponto cultural importante da região de Pinheiros. Desde 2006 o espaço traz programação e acervo dedicados especialmente à poesia. A bela arquitetura do prédio (a fachada traz a palavra poesia escrita em cores vivas) foi projetada com a ajuda de bibliotecários.

 

Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 9h às16h; Domingo, das 10h às 14h

 

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Apesar de ser voltada para o público infantil, a Biblioteca Monteiro Lobato é destino essencial para qualquer um apaixonado por livros. Fundada em 1936 como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura e idealizada por Mario de Andrade, é a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil. Em 1995, passou a se chamar Monteiro Lobato em homenagem ao escritor que encanta crianças, jovens e adultos.

 

Endereço: Rua Gen. Jardim, 485 – Vila Buarque

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h; Sábado, das 10h às 17h; Domingo, das 10h às 14h

 

Biblioteca Mário de Andrade

Fundada em 1925, a Biblioteca Mario de Andrade é considerada a maior biblioteca municipal do Brasil e é dona de um dos mais importantes acervos documentais e bibliográficos do país. O espaço também costuma sediar eventos como leituras dramáticas, oficinas e até exibição de filmes gratuita.

 

Endereço: Rua da Consolação, 94, Consolação

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 08h às 22h; Sábado e domingo, das 8h às 20h

 

Bibliotecas do Centro Cultural de São Paulo

O CCSP (Centro Cultural de São Paulo) possui vários ambientes e diversas bibliotecas, além da famosa gibiteca. Ao todo, são seis bibliotecas e coleções especiais que, juntas, possuem um acervo de cerca de 120 mil livros e documentos. A Biblioteca Pública Municipal Louis Braille, por exemplo, é planejada e equipada para atender pessoas com deficiência visual e conta, portanto, com livros em braile e audiolivros.

 

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Horário de funcionamento: Variado. Consulte o site para mais informações.

 

Fonte: https://www.guiadasemana.com.br/na-cidade/galeria/bibliotecas-imperdiveis-para-visitar-em-sao-paulo