A influência da leitura na educação infantil

A leitura tem grande importância na educação infantil. Desenvolver o hábito da leitura desde a infância coopera para o desenvolvimento cognitivo e acelera a educação das crianças.

Incentivar as crianças a lerem é imprescindível para a formação de bons leitores e de cidadãos mais conscientes e críticos.

Qual a influência da leitura na vida das crianças?

A leitura é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo. Por isso, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida.

Em casa e na escola, através da alfabetização, a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças. Entre elas a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário.

A educação deve apresentar às crianças as diferenças entre as culturas e os indivíduos. Desta forma, ensiná-las a lidar com as questões de forma ética, ajudando-as s a lidar com as emoções durante seu desenvolvimento.

Crie uma rotina de leitura

A leitura de maneira nenhuma deve ser imposta, mas introduzida de forma natural no dia a dia das crianças. Para isso, leve em consideração o tempo de atenção que a criança dedica à leitura e respeite este limite. Observe quais assuntos chamam mais a atenção, permita que a criança leia com você ou para você, faça perguntas sobre o enredo e estimule conversas em torno da história lida. Faça do momento de leitura um momento prazeroso para os pequenos.

 

Estágios da criança leitora

Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra. Por exemplo, o amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura. Tudo isso dirá se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou leitor crítico.

A faixa etária ainda é o principal filtro para selecionar os livros mais adequados para as crianças, mas cada uma se desenvolve de uma maneira. Adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.

Neste momento da vida da criança, devem ser preferidos livros coloridos, que possibilitem a interação e o aprendizado constante. Por exemplo, um livro com gravuras, dobraduras e textos irão acompanhar a criança durante muitos anos. Inicialmente, as ilustrações coloridas irão despertar o interesse do pequeno. Com o passar do tempo, o mesmo livro irá chamar atenção por suas dobraduras que, a cada virar de página, trazem cada vez mais encanto ao momento do livro. Ao aprender as palavras, as crianças terão interesse em decifrar as letras.  Isso trará plenitude e satisfação à descoberta da criança.

 

De dez meses a dois anos

O ideal é que as histórias sejam rápidas e curtas, com gravuras simples e atrativas. Há livros feitos de pano, plástico e que vêm com fantoches, que são ideais para despertar a curiosidade dos mais novos.

 

De dois a três anos

Os livros infantis devem conter histórias rápidas, com texto simples e poucos personagens. Além disso, é importante que o enredo possa ser contextualizado com a rotina da criança.

De três a seis anos

Os livros devem propor vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar, além de apresentar várias imagens.

 

 

A Nobel tem muitos títulos voltados ao público infantil, livros dedicados ao desenvolvimento infantil. Venha conhecer nosso acervo de livros voltados a criação, psicologia infantil, puericultura e diversos assuntos voltados a esta fase tão especial na vida de toda a família.

Estamos esperando por você!