Alimentação Vegana: Um ideal de vida saudável

A alimentação vegana cada vez mais tem sido adotada por pessoas que buscam uma dieta e um estilo de vida saudáveis. Porém, o ideal de vida vegano vai muito além da dieta. Os adeptos do veganismo excluem o consumo de qualquer alimento ou produto de origem animal, geralmente obtidos por métodos cruéis e exploratórios. Entre os produtos evitados, encontram-se roupas de couro, seda, lã e até cosméticos e medicamentos testados em animais.

O principal motivo da adoção deste estilo de vida envolvem o meio ambiente e a ética animal. Somente no Brasil, seis bilhões de animais terrestres são abatidos por ano. Cada um deles precisa de uma determinada quantidade de terra, água, alimento e energia. A Criação destes animais produz alta quantidade de dejetos e emite poluentes que são dispersados pelo solo, ar e água.

A criação de animais tem impacto direto em todo ecossistema do planeta. E como consequência causam inúmeros danos, como a destruição de florestas, perda de biodiversidade, escassez de água doce, erosão, poluição da água e do ar..

Alimentação vegana equilibrada

Apesar da lista de produtos excluídos da alimentação vegana ser bem grande, ela não traz qualquer tipo de prejuízo à saúde. Todos os nutrientes que o organismo precisa, em qualquer fase da vida, são encontrados no reino vegetal. A única exceção é a vitamina B12, que não pode ser suprida na alimentação vegana, devendo ser suplementada.

 

Principais dificuldades de um vegano

O impacto social é a principal dificuldade enfrentada por uma pessoa vegana. Mesmo com a diversidade de produtos e alimentos, ainda hoje é difícil encontrar estabelecimentos preparados para atender esse público. Além disso, pessoas não veganas e não vegetarianas muitas vezes não compreendem esse estilo de vida.

Dicas para uma dieta vegana

Além da vitamina B12, outros nutrientes também merecem atenção. No caso do cálcio, a necessidade diária pode ser facilmente atingida com o consumo de vegetais verde-escuros, tofu e gergelim. O zinco pode ser encontrado na semente de abóbora, oleaginosas e leguminosas. Já o ferro pode ser encontrado no tofu, melado de cana, rapadura, vegetais verde-escuros, leguminosas e gergelim.

Para potencializar a absorção de ferro e zinco no organismo, é indicado associar fontes de vitamina C na mesma refeição, como gotas de limão na comida ou um copo pequeno de suco de laranja, acerola ou caju.

 

Se você tem interesse em descobrir mais detalhes sobre o mundo vegano, ou mesmo deseja aprimorar seu leque de opções de alimentos, você deve conhecer o livro “Pestiscos e Entradas Veganos” a venda por R$79,90 em todas as nossas unidades.

Confira a disponibilidade em uma loja mais próxima de você.

 

 

Fonte: Natue