A felicidade através da leitura: 8 Razões para ler mais

Ler não é apenas fundamental: é necessário! Um livro nos coloca em contato com o outro, nos tira de nós mesmos, nos faz lançar um novo olhar para o mundo. Além de ser uma ótima companhia!

Quando lemos, ficamos sabendo sobre assuntos que não conhecíamos ou dos quais sabíamos muito pouco. O nosso repertório cultural se amplia quando entramos em narrativas imaginárias.

A nossa capacidade imaginativa fica mais elástica e menos formatada, sobretudo, quando é tão fácil termos a mão um smartphone com conteúdo selecionados de acordo com o nosso perfil. A leitura de um livro nos dá uma liberdade de transitar por outros universos culturais com muito mais solidez.

8 razões pelas quais vale a pena você ler mais:

  1. Expandir o Conhecimento

Os livros são uma ponte para a aprendizagem de diversos assuntos. As informações contidas em suas páginas podem trazer ao leitor conhecimento sobre os mais diferentes temas possíveis.

  1. Fortalece a Memória

A leitura estimula toda a atividade cerebral e aumenta a conectividade do cérebro. É um remédio para a memória e, em geral, para todas as funções cognitivas.

  1. Reduz o Estresse

Livros são uma ótima forma de distração. Mergulhar no mundo apresentado pela obra faz com que você se afaste dos problemas do mundo durante a leitura, reduzindo assim o estresse e previne ansiedade e depressão: estudos epidemiológicos descobriram que muitos pacientes que sofrem de ansiedade e depressão tiveram um declínio nos sintomas ao ler constantemente romances. Por outro lado, também foi demonstrado que a leitura relaxa os sentidos.

  1. Longevidade

Ler um livro estende sua vida. De acordo com a pesquisa da Universidade de Yale em New Haven, de fato, os leitores, independentemente do sexo e estilos de vida, vivem dois anos mais do que aqueles que não tocam em uma folha.

  1. Aumenta a Concentração

Vivemos numa era na qual o multitasking tem se tornado quase um padrão na sociedade. Porém, isso resulta num desempenho menor em atividades que exigem mais dedicação. Como a leitura requer concentração total, isso ajuda o leitor a desenvolver a virtude (cada vez mais rara) de se focar em uma atividade por vez.

  1. Melhora o Sono

A leitura combina o sono: ler antes de ir dormir é um bom hábito por vários motivos, sendo um deles adormecer mais sereno.

  1. Conhecer novas Culturas

Através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa.

  1. Abre a Mente

A leitura abre a mente e cura as feridas da alma porque uma história se conecta com o mundo, fornece incentivos para sair de uma dificuldade ou inconveniente, ajuda a enfrentar o medo de falhas e dores e a entender que elas fazem parte da vida.

Ficou convencido de que ler faz bem para o corpo e para a alma?  Vale ler romance, poesia, biografia, enfim, qualquer livro que lhe dê prazer, felicidade ou que o faça sair da sua zona de conforto! E na Nobel você encontra um acervo incrível, com vários gêneros e muito mais!