A importância dos livros para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Já parou para pensar em como os livros têm efeitos positivos sobre nós? E sobre a importância dos livros em nossas vidas? Leitores buscam livros nos momentos felizes e também nos tristes. Seja na saúde ou na doença, para quem tem o hábito, a leitura nos acompanha em diferentes fases da vida. E não só proporciona uma ótima experiência de sair um pouco de nossas zonas de confortos e conhecer outros pontos de vista, mas também nos faz confrontar com personagens que passaram por problemas semelhantes. E também a entender diferentes sentimentos, pensamentos e desejos.

Efeitos da leitura

Segundo especialistas, os principais efeitos diretos da leitura e, consequentemente, seu sentido terapêutico, são o humor. O poder de identificação provocado no leitor, a projeção, a introspecção e o sentimento de catarse que um livro pode provocar

Quando prestamos atenção nas leituras, vimos que assim como é para o livreiro, o livro é muito mais do que um produto. Não é à toa que desde os tempos antigos, as bibliotecas foram apreciadas. Os filósofos, poetas e escritores costumavam e ainda descrevem a leitura como um alimento para a alma. Em um país como o Brasil, em que o índice de leitura ainda tem muito a melhorar. A literatura poderia contribuir para ter uma vida com melhor qualidade para mais pessoas. Apesar dos problemas sociais e financeiros recorrentes, já dizia a música que a população não quer só comida, quer também diversão e arte.

A importância dos personagens

Dos clássicos aos contemporâneos, os livros são fonte de conforto, mesmo quando nos incomodam ao apertar os cortes que ainda não cicatrizaram. Assim como alguns personagens seguem sua própria jornada de desenvolvimento, nós, leitores, passamos por várias etapas ao virar das páginas. Esse movimento duplo de mistura das vivências dos personagens e dos momentos reflexivos de nossas existências ajuda a somar à nossa bagagem e nos dão suporte para entender que existe esperança.

Seja na ficção ou em livros de crônicas, cartas, memórias e ensaios, mergulhamos em nossas almas ao desvendar o que move o espírito dos outros. Independente da temática, há sempre algo para aprender na leitura. Nenhum livro é capaz de substituir tratamentos, mas pode ser uma forma complementar e humana de entender que somos complexos e que todos nós estamos sujeitos a passar por conflitos interiores e sermos influenciados por nossos mundos internos e externos. Os livros nos dão validação, por isso é tão importante que exista representatividade e diversidade na literatura. Queremos nos ver nos personagens e saber que não estamos sozinhos nesse barco da vida.

Quer mergulhar no universo da leitura e descobrir um novo mundo?  A Livraria Nobel possui  um grande acervo de livros, com histórias que vão te encantar.

Fonte: Benoliveira