Jardins em Miniatura: Saiba como fazer em sua casa!

Os jardins em miniatura estão fazendo cada vez mais sucesso. Não é por menos, vivemos em uma época em que mais e mais pessoas optam por morar em apartamentos ou residências menores. A ideia realmente é ótima. Afinal, quem precisa de um grande jardim, quando você pode ter um em miniatura? Além disso, os jardins em miniatura são queridos não apenas pelos que têm pouco espaço, mas também para os que têm pouco tempo.

Para todos os gostos, existem jardins que se adequam a cozinhas, salas de estar e escritórios. Nas áreas externas, além das sacadas, alpendres e varandas, é possível criar um jardim em miniatura até mesmo no parapeito de apartamentos.

 

O Livro Jardins em Miniatura

Inspirada pelo assunto, a pintora canadense Holly Farrell escreveu um livro sobre o assunto. Jardins em miniatura, segundo a autora, mostra como criar jardins pequenos, mas muito gratificantes.
Os projetos estão divididos em cinco estilos. Cada um começa com os princípios básicos desse estilo de jardim e alguns trechos de botânica simples que embasam suas dicas de jardinagem.
Os Arranjos retratados no livro são práticos e fáceis de seguir, não sendo necessária experiência anterior para serem colocados em prática. A maioria deles não demandam muito espaço com a vantagem ainda de ficarem prontos de forma imediata.

 

Veja alguns arranjos preferidos da autora:

Lago em miniatura

A autora sugere colocar três plantas no vaso: espécies que vivem nos cantos dos lagos; plantas semi-submersas como a flor de lótus; e oxigenadores naturais, como a eleocharis parvula.

 

Um jardim de ervas aromáticas

Crie um modelo vertical de ervas, que você pode manter na vertical ou em vasos de blocos de concreto. Essas peças podem ser instaladas na sala de estar, na cozinha e varanda.

 

Xícara e bule de chá

Que tal plantar um muda de hortelã no seu antigo bule de chá? Ervas como camomila e as pequenas suculentas também nascem bem no recipiente pequeno. Você pode ainda optar por um jogo de chá completo, com um conjuntinho de xícaras.

 

A autora:

Holly Farrell passou dois anos nos Jardins Wisley, no Surrey, Reino Unido, que fazem parte da Sociedade Real de Horticultura (Royal Horticultural Society).
Atualmente, concilia o trabalho de design de jardins para clientes particulares com a sua carreira como pintora e escritora de artigos e livros de jardinagem.

 

Gostou das dicas de jardinagem e quer colocá-las em prática? A Nobel possui o livro Jardins em Miniatura e muitos outros que tratam do tema paisagístico.

Fique sempre ligado em nosso blog pra conhecer várias dicas interessantes de diversos temas. Até a próxima!

 

Fonte: Casa