Literatura e Chocolate

A páscoa está chegando, e logo pensamos em ovos de chocolates. J Essa tradição antes era com ovos comuns, cozidos, coloridos e decorados. Cada família pintava seus ovos de uma cor. Depois de prontos, eram dados como presente na Festa da Primavera. Algumas tradições estão ligadas a pinturas de Jesus Cristo e Maria, simbolizando o nascimento e a vida. Com o tempo outros materiais como madeira, metal e até mesmo porcelana foram utilizadas para a confecção dos ovos, com o intuito, também, de presentear as pessoas.

Já os ovos de páscoa de chocolate vieram da França. Os ovos de galinha eram esvaziados e recheados de chocolate, pintados e escondidos nos jardins para que as crianças encontrassem. Seu aparecimento deu-se para substituir os ovos duros e pintados. Foi uma forma, à moda francesa, encontrada para presentear com chocolate.

Chocolate é uma coisa mágica e encanta a todos. Na literatura não é diferente, muitos livros têm essa delícia como pano de fundo de suas histórias. Confira!

Livros e Chocolate

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Quem não conhece A Fantástica Fábrica de Chocolates Wonka? O livro de Roald Dahl é um livro infantil, e conta a história de uma fábrica de chocolate, no qual ninguém sabia o que acontecia lá dentro. Tinha gente trabalhando nela, mas ninguém entrava nem saía. Só saíam os doces e os chocolates, bem embrulhadinhos, prontos para serem vendidos. Um dia, os portões da fábrica se abrem para cinco felizardos ganhadores do cupom dourado e o mistério começa a ser desvendado. As crianças conhecem o incrível interior da fábrica, o rio de chocolate, a grama de açúcar mentolado, os caramelos de cabelo e mil outras delícias tudo isso na companhia do incrível Sr. Wonka, o dono da Fantástica Fábrica de Chocolate!

O Mistério do Chocolate

O livro O Mistério do Chocolate da autora, Joanne Fluke, é uma combinação deliciosa de suspense policial com uma pequena dose de humor e uma deliciosa variedade de receitas de cookies de dar água na boca.

A protagonista Hannah Swensen mora em uma cidadezinha pacata. Ela é dona de uma loja de cookies, e conhece todos os habitantes de Lake Eden. Em uma manhã, indo para o trabalho, ela encontrou o entregador de leite Ron LaSalle morto atrás de sua confeitaria. Ele tinha levado um tiro no peito. Imagina só o bafafá que foi na cidade.

Como uma boa mulher independente, curiosa e que prefere fazer as coisas por conta própria, Hannah faz a sua investigação e começa a cavar todos os segredos das pessoas que achava que conhecia tão bem.

O mistério do chocolate, primeiro livro da série Hannah Swensen Mysteries, é um ótimo suspense culinário investigado por uma esperta aspirante a detetive que fará os leitores de mistério saboreá-lo do início ao fim.

Chocolate

O livro é um romance escrito em 1999 por Joanne Harris, é considerado o seu magno opus, ou seja, é a sua obra de maior renome da autora.

O livro retrata a história de Vianne e a sua filha Anouk que estão à procura de um novo lugar para viver. Completamente enfeitiçadas por Lansquenet resolvem ficar, alugar casa e uma antiga padaria onde resolvem montar uma chocolataria com o nome “La Célest Praline”, com a esperança de assim assentarem após uma vida inteira de viagens.

Apesar da sua alegria e simpatia, não são bem recebidas pelos habitantes, pois estes são guiados pela tirania do padre, Reynould que não vê com bons olhos a chegada das estrangeiras e do seu guloso negócio. O livro foi parar nas telonas em 2000 e deve como protagonista o ator Johnny Depp.

Sangue e Chocolate

Sangue e Chocolate escrito por Annette Curtis Klause, conta a história de Vivian Gandillon uma jovem garota loba, que passa por mudanças após a morte do pai líder do bando. Ela deseja ter uma vida normal no meio dos humanos. Vivian começa a trabalhar numa loja de chocolates e acaba se apaixonando por um humano, bom e gentil, um alívio bem-vindo para ela. Ele é fascinado por magia, e Vivian deseja se revelar para ele. No entanto, a lealdade de Vivian é colocada à prova quando um assassinato brutal ameaça expor o grupo. Movendo-se entre dois mundos, ela não parece pertencer a nenhum dos dois.

Chocolate e literatura são uma combinação perfeita J E nessa páscoa além do tradicional ovo de chocolate que tal dar um livro? É uma ótima opção para adoçar ainda mais a vida J. Para conferir essas e outras histórias envolvendo chocolate vá até a Nobel mais próxima e confira todo nosso acervo que assim como o chocolate é uma maravilha!