O Poder da Ação: 7 passos para ser uma pessoa melhor

Frequentemente, nós nos deparamos com pessoas com enorme potencial que, por conta do comodismo, vivem aquém a suas possibilidades. Pensando nisto, o autor criou os 7 passos, no seu mais novo livro O Poder da Ação.

Conforme o autor inicia o livro, vemos algumas analogias interessantes, assim como a do iatista. Para um iatista em competição, não existe vento bom ou ruim. O vento é igual a todos os iatistas. O que irá diferenciar um do outro é como eles irão agir em função desse vento.

A vida segue esta analogia. O vento pode soprar ou não para cada um, porém, ficar parado apenas reclamando do vento não irá levar ninguém a lugar nenhum. Confira os 7 passos para se tornar uma pessoa melhor.

1º Passo: Acorde

Em uma conversa entre amigos, um conta ao outro que “não come quase nada, mas não para de engordar”. Segundo o amigo, até seu médico disse que seu metabolismo é muito lento.

O amigo intrigado questiona o amigo sobre o exame que o médico fez para verificar seu metabolismo lento. Porém, logo sua esposa faz questão de desmenti-lo:  ”Isso é tudo conversa fiada, você acha mesmo que existe este médico? A verdade é que ele come muita besteira antes de dormir”.

Existem milhões de desculpas que as pessoas dão para não começar a agir.

2º Passo: Agir

Mas eu não consigo emagrecer mesmo, o que eu faço?

Saia da sua zona de conforto. Pague o preço. Busque um ótimo nutricionista, compre os melhores livros de nutrição e emagrecimento. É assim que alcançamos nossos objetivos.

Vamos mal estudos e culpamos o professor. Ficamos sem dinheiro no final do mês e culpa os impostos. Brigamos com quem amamos e não aceitamos a culpa da briga.

Mas que tal parar com tudo isso e começar a ter responsabilidade pelas coisas? Que tal parar de culpar o professor e ter uma atitude mais proativa dentro e fora da sala e aula?

Que tal organizar o seu dinheiro mensalmente para parar de reclamar que está sem dinheiro, ou ainda melhor, que tal fazer algum curso ou arrumar formas de aumentar a sua renda? E que tal refletir pelos seus atos para perceber que você também tem a sua parcela de culpa?

3ºpasso: Autorresponsabilize-se

Seja o capitão da sua vida, aproveite o vento que aparentemente sopra contra a sua vida para impulsionar o seu barco. Aproveite a maré e as correntes que antes o atrapalhavam para direcionar os seus objetivos. Antes que o mundo e as circunstâncias o façam.

Você não pode mudar o mar, as correntes, mas pode sim mudar a direção do barco, a posição das velas e do leme para poder alcançar seus objetivos.

Steve Jobs certa vez disse: “Algumas pessoas acham que foco é dizer sim para a coisa que você irá fazer. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem”.

4º Passo: Foque

Imagine aquela criança mimada que os pais dizem sim para todos os pedidos, vivendo cercado naquele mundo perfeito. Em contrapartida, pense em uma criança que é sempre criticada pelos seus pais, ou tendo a sua indiferença. Estes dois casos irão criar verdadeiros monstros para a sociedade.

Em um estudo de Marcial Losada, foi verificado as relações entre elogios e puxões de orelha, para verificar cientificamente qual seria a melhor proporção para se ter um ótimo relacionamento. O que ele encontrou é surpreendente. Segundo o pesquisador, é preciso de 6 a 8 elogios para cada puxão de orelha para se ter o desempenho ótimo.

Sendo assim, quando diminuímos o número de elogios e/ou aumentamos os puxões de orelha, estamos destruindo os nosso bons relacionamentos. Isso é o que realmente acontece em um ambiente de trabalho ou de amizade. Tendemos a apenas criticar pessoas, e deixar elogios guardados na nossa mente.

5º Passo: comunique-se

Traduza em palavras seus sentimentos para criar um ambiente mais harmonioso. Quando crianças, queremos nos tornar adultos. Porém, quando nos tornarmos adultos, vemos que as coisas não são tão simples quanto pensávamos quando éramos pequenos, e ficamos até com um pouco de saudade de ser criança novamente. Quantas pessoas pediram um relacionamento para depois se decepcionarem. Quantas pessoas pediram riqueza, para depois ficarem sem tempo e sem paz de espírito?

Precisamos saber fazer as perguntas corretas e parar de ter certezas falsas. Saber como fazer as perguntas certas te direciona para o que você realmente quer e te faz pedir somente o que é benéfico.

6º passo: Questione

Você tem duas alternativas: Achar que o que leu neste livro é um monte de bobagem, deixando de lado todo este conhecimento e voltar para sua vida medíocre. Ou abraçar todos os ensinamentos de alguém que já passou por muitas dificuldades e que deu a volta por cima. Você pode alterar as suas crenças e insucesso e consequentemente ter uma vida de sucesso e realização.

7º passo: Crer

Este passo é a soma dos outros seis. Creia que você pode sim alterar os seus pensamentos e ACORDAR para a vida, não ficar parado esperando acontecer, mas sim agir.

Também se autorresponsabilzar e tomar as rédeas de sua vida.  FOCAR no que realmente importa. COMUNICAR-SE da maneira mais efetiva possível e QUESTIONAR todos os seus dogmas, para te levar a um lugar melhor e mais elevado.

O Autor:

Escritor e conferencista internacional, Paulo Vieira é PhD em coaching e em Business Administration pela Florida Cristhian University (FCU) e é um dos mais conceituados coaches do Brasil. Ao longo dos últimos 18 anos, vem acumulando mais de 10.700 horas em sessões individuais de coaching. É o criador da revolucionária metodologia do Coaching Integral Sistêmico (CIS), que já impactou mais de 250 mil pessoas pelo mundo.

Curta o Mundo Nobel!

As pessoas que amam a leitura conhecem o poder de mudança que os livros têm sobre nossas vidas. A Livraria Nobel está sempre antenada com as mais novas notícias sobre o mundo da literatura, trazendo a nossos clientes as melhores dicas e livros pra você curtir o mundo da literatura.

Acompanhe nosso blog e redes sociais e visite uma loja mais próxima. Estamos esperando por você!