Dicas para uma vida próspera: conheça o Poder da Autorresponsabilidade

Muitas pessoas tem consciência que necessitam de uma revolução para tomar as rédeas de suas vidas, porém não sabem como. No Livro o Poder da Autorresponsabilidade, o autor nos apresenta as 6 leis para mudarmos a trajetória de nossas vidas, e conquistarmos uma perspectiva mais positiva e autorresponsável no dia a dia.

 

Entendendo o Livro:

Nossas vidas podem ser entendidas como a navegação de um barco. Nós estamos dentro do barco e nosso objetivo é o porto tão sonhado que queremos chegar. Porém, neste caminho, sofremos todo o tipo de intempérie como ventos ou a falta deles, maré contrária, entre outros. Para voltarmos para o nosso tão desejado objetivo, precisamos acertar a nossa navegação, insistir na rota, ou mudá-la totalmente. Se, enquanto navegarmos, pudermos curtir o trajeto com suas belezas e histórias, melhor ainda.

Nós precisamos nos autorresponsabilizar pela nossa viagem, e nos fazer de coitados e reclamar do caminho só vai nos fazer naufragar.

Para que tudo isso seja possível, nós precisamos cultivar:

1- Autoconciência

Você deve entender que o fato de seus olhos estarem abertos, não significa que você está acordado. O fato de nossos resultados desejados não estarem de acordo com os resultados obtidos significa que nossas ações não condizem com nossos objetivos.

Por exemplo uma pessoa que está acima do peso. O que essa pessoa tem feito, provavelmente, é não ter uma alimentação equilibrada e não realizar práticas esportivas. Enquanto o que deveria estar fazendo para atingir o objetivo de emagrecer é se alimentar corretamente e fazer uma atividade física.

Como você poderia mudar algo que você nem sabe que existe? Quando a consciência invadir a sua vida, a porta para as transformações vão começar a se abrir.

2 – Autorresponsabilidade

A sua situação e vida é fruto de suas ações ou crenças. Ou você se colocou, ou permitiu que te colocassem nesta posição atual. Enquanto você colocar a culpa nos outros, você irá sempre viver naufragando o seu barco. Devemos parar de fazer papel de vítimas, assumindo a responsabilidade por nossa vidas e não relegar a terceiros a nossa felicidade.

3 – Se é para buscar culpados, busque solução.

Se você tem problemas financeiros, não adianta colocar a culpa nas taxas bancárias, nos impostos do governo, ou no seu chefe que não te dá um aumento. Para você buscar a solução dos seus problemas, você deve se autorresponsabilizar. Enquanto você colocar a culpa nos outros, serão eles que irão comandar o seu barco. Quanto mais responsabilidade você assumir sobre si mesmo, mais próximo de uma nova etapa promissora você estará.

4 – Se é para se fazer de vítima, se faça de vencedor.

Durante uma grande crise financeira, são muitos os que se queixam pela perda de seus empregos e escassez de vagas no mercado de trabalho.  Nenhuma destas pessoas que reclamavam, tinham a capacidade de olhar a si mesmo e perceber o que poderiam fazer para resolver o problema. Muitos diziam ” o mercado está difícil”, ” estou me candidatando para algumas vagas”. Resumindo, estavam deixando o controle do barco na mão dos outros. O pior é que até hoje muitas pessoas estão desempregadas, ou aceitaram qualquer coisa para sobreviver.

Ao contrário destas pessoas, você deve assumir a responsabilidade. Entenda que, se não há uma oportunidade para você, crie uma.

5 – Se é para justificar seus erros, aprenda com eles.

Evitar aceitar nossos erros, ou transferir a responsabilidade do que fizemos de errado para outras pessoas é paralisante. Não há problema nenhum em errar. Todos erram. Justificar um erro é errar outra vez. Você deve aprender com suas falhas para se tornar uma pessoa melhor.

A questão não é deixar de errar, pois a única pessoa que não erra é aquela que não tenta fazer nada. Entenda que errar faz parte do processo de crescimento. Porque cada vez que você cria consciência e aprende com os seus erros, você fica mais perto de ter sucesso.

Afinal, você não pode voltar atrás e criar um novo começo, mas pode se aperfeiçoar e criar um novo fim.

O Autor

Paulo Vieira é autor e conferencista de renome internacional. Possui formação em Administração e Marketing pela Florida Christian University. Onde também ministra palestras e seminários mensalmente.

O Poder da Autorresponsabilidade é um dos livros mais vendidos de 2018 e seus ensinamentos tem mudando a vida de muitas pessoas pelo Brasil e o pelo mundo. Este e muitos outros título fantásticos você encontra numa Livraria Nobel mais próxima a você.

Venha nos fazer uma visita e tenha ao seu lado os melhores livros. Estamos esperando por você!