Quem foi Tiradentes

Tiradentes era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.

Nascido em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial, Joaquim José desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como Tiradentes. Além de dentista, Tiradentes também tentou a sorte como tropeiro (condutor de tropas de animais, transportadoras de mercadorias), minerador e mascate (mercador ambulante), mas fracassou em todas. A única profissão que lhe rendeu estabilidade foi o posto de alferes, patente abaixo da de tenente da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa

A jornada de Tiradentes

No dia 21 de abril é dia de homenagear o mártir da Inconfidência Mineira, considerado por muitos um herói nacional. A jornada do mineiro começa quando ele decidiu se alistar à capitania de Minas Gerais. Tiradentes trabalhou em um setor de escoamento da produção de minérios. A partir desse cenário, passou a conhecer de perto a exploração absurda de recursos naturais do Brasil e iniciou sua jornada de ativismo político com suas críticas, questionamentos e inquietudes.

Inconfidência Mineira: o sucesso de um plano que não aconteceu

Quando Tiradentes mudou-se para o Rio de Janeiro, mergulhou literalmente nos ideais revolucionários iluministas, dedicando-se às melhorias urbanas de mobilidade e abastecimento para a população. Ainda inconformado com a exploração e escravização brasileira, ele lutou para libertar o país do domínio português e participou do movimento intitulado Inconfidência Mineira, juntamente com padres, coronéis, poetas, advogados, entre outros. O então plano de rebeldia contra a Coroa Portuguesa, porém, foi descoberto após a traição de um dos seus companheiros. Após três anos preso, Tiradentes foi enforcado na manhã do dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa (RJ) a atual Praça Tiradentes.

Curiosidades sobre Tiradentes

  1. Tiradentes nunca usou barba. Primeiro, porque ele era militar. Quando foi preso, ele também era obrigado a andar de barba feita.
  2. Embora Joaquim José da Silva Xavier não possuísse o título oficial de dentista, ele “cuidava” de dentes, mas tinha pavor de arrancá-los
  3. Após a sua morte, jogaram sal no chão do terreno da sua casa para que NADA mais crescesse naquele lugar
  4. Ele só foi reconhecido como herói apenas 98 anos após morrer. Aliás, ele é o único brasileiro cuja data de sua morte se tornou um feriado nacional
  5. Três dias depois enforcamento e o esquartejamento do seu corpo, sua cabeça foi roubada da praça pública que estava exposta, em Vila Rica (MG). E o pior: nunca mais foi encontrada. Este é um fato que até hoje intriga as pessoas, pois é um mistério ainda não relevado! 

Tiradentes e a Inconfidência Mineira nos livros

Tiradentes, de Walter Vetillo

A saga do herói é narrada desda infância pobre e difícil até a fase adulta. A história de um dos revolucionários mais conhecidos na história brasileira é narrada com base em seus ideais de liberdade e independência.

Confidências de um Inconfidente, de Marilusa Moreira Vasconcellos

Obra psicografada transmitida pelo Espírito Tomaz Antonio Gonzaga, um novo olhar sobre a saga da Inconfidência Mineira é exposto. Um romance que foca nas tramas espirituais do movimento com surpreendentes revelações.

21 de abril – Tiradentes, Sonho de Liberdade, de Alfredo Boulos Jr.

Saiba como motivar nas crianças a se posicionarem diante de fatos marcantes do Brasil. O livro impulsiona à desmitificação de heróis e mártires, mostrando que só se faz a história com participação popular.

A Inconfidência Mineira – uma síntese factual, de Márcio Jardim

Fugindo das explicações genéricas e simplistas, Márcio Jardim apresenta fatos e personagens com detalhes de figuras históricas. Cada inconfidente, suas profissões, patrimônios, posições sociais. Assim como os fatos ocorridos, todos documentados. Obra indispensável para os que desejam se aprofundar e mergulhar no que realmente foi a Inconfidência Mineira!

Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal. Para saber mais sobre à história desse mártir vá até a livraria Nobel mais próxima, confira nossos livros sobre Tiradentes, Inconfidência Mineira a história do Brasil.