Como organizar os livros?

Saiba como mantê-los arrumados e impecáveis até a próxima leitura

Transformar a estante de casa em uma verdadeira biblioteca pode ser uma tarefa fácil: basta ter criatividade e disciplina. Veja algumas dicas de como deixar seus livros em ótimo estado e sempre ao alcance das mãos!

Separação

Existem várias formas de dispor os livros sobre a estante, sendo que cada uma delas atende de forma particular as expectativas dos leitores. Confira quartro maneiras de organizá-los para ter ideia de qual delas mais combina com seu perfil de leitor.

1: Ordem alfabética

Esta é uma das soluções mais práticas de encontrar livros específicos, além de dar uma cara de livraria à sua estante. A organização é rápida e simples de fazer, pois pode ser feita a partir do nome do autor ou título do livro.

2: Gênero

Neste modo de organização o tema de cada livro é o responsável pela disposição na prateleira. Com ela você reúne em um só lugar vários livros de uma mesma categoria, subdividindo-os por autor ou ordem alfabética.

3: Autores e séries

Esta separação é a mais indicada para quem tem o costume de colecionar vários títulos de um mesmo autor ou série. Com ela a busca é mais eficaz, pois todos os títulos ligados ao autor ou tema são reunidos em um só lugar.

4: Cores e tamanhos

Organizar livros pela cor ou tamanho é uma solução para quem busca priorizar o visual da estante. Contudo, ambas se adequam a leitores que memorizam facilmente o tamanho ou a cor da lombada do livro procurado.

Fonte: Tok&Stok