Livro Maestria: como se tornar um mestre em qualquer coisa

O livro Maestria, de George Leonard, basicamente nos ensina qual é o verdadeiro caminho para alcançar a maestria e o que devemos fazer para trilhá-lo. Seja uma habilidade, uma esfera do conhecimento, um aspecto de nossas vidas ou até um relacionamento; o processo de maestria pode estar em toda a parte.

Quando falamos em nos tornar mestres em algo muitas pessoas podem ter 3 suposições:

Achar que a maestria é uma meta, um destino a ser alcançado.

Achar que ela está reservada apenas aos talentosos ou aqueles que tiveram a sorte de começar cedo;

Acreditar que o caminho é uma linha reta, como em um constante progesso.

Porém, essas são 3 grandes ilusões. A Maestria não é um destino, ela é uma jornada. Não ocorre por uma simples linha reta, e na verdade ela está disponível a qualquer um que esteja realmente comprometido a viver e seguir o seu caminho.

 

O Platô

Você já deve ter se dedicado muito ao aprendizado de algo, em que quis ser mestre neste aspecto em um período curto de tempo. Por exemplo um instrumento musical ou um curso de línguas.

Quando se dedica muito ao estudo, logo percebe-se uma evolução parecida com uma explosão de conhecimento. Porém, ao dar continuidade a estes estudos, logo percebe-se que mesmo com a continuidade do seu empenho, logo percebe-se que a evolução parece não ser igual ao início. Este ponto de estagnação é chamado “platô”.

A partir do ponto do platô existem 4 caminhos que você pode seguir:

1º Descomprometido

É a pessoa que adora novas atividades. Ela fica encantada com a evolução no início e começa a ter fantasias com o sucesso. Porém, quando encontra o primeiro platô a sua motivação despenca. Ela arranja o mais variado número de desculpas para evitar a motivação à sua frente. Ela desiste e decide encontrar uma nova atividade. O Descomprometido é aquele que adora mudar de emprego, começar novos relacionamentos, experimentar novos hobbies. Ele é viciado na novidade mas não consegue avançar em coisa alguma.

2º Obcecado

Uma pessoa orientada por metas e obcecada por resultados. Para ela o importante é alcançar o objetivo da maneira mais rápida possível. Custe o que custar. Quando encontra o seu platô, acredita que se dobrar os seus esforços o progresso continuará vindo o tão rápido quanto antes. O problema é que o obcecado não compreende o processo da maestria. Ele não respeita os limites. A vida do obcecado é cheia de altos e baixos, ele acaba se entregando após uma grande desilusão.

3º Conformado

Ao contrário dos dois anteriores o conformado é aquele que ao encontrar o platô se acomoda eternamente. É aquele pessoa que continua fazendo apenas o mínimo esforço e acaba não evoluindo em coisa alguma. Os conformado são pessoas que passam a vida inteira no mesmo cargo, fazendo sempre as mesmas coisas. Não almejam criar novas coisas, buscar novos desafios, vislumbrar algo maior. Em seus relacionamentos, contam apenas com um abrigo emocional para o mundo.

 

Estes 3 caminhos, como acabamos de ver, são caminhos antimaestria. Se o que você deseja é alcançar o nível mestre em algum aspecto o que você precisa fazer e seguir este exemplos

4º Maestria.

A maior parte da jornada será vivida em platôs. Metas e conquistas serão importantes, mas serão apenas experiências passageiras, que em breve ficarão no passado. No presente existe apenas a prática. Então, você vai ter que amar o platô. Porque se você odiar o que está fazendo e se seu progresso depender apenas de novos resultados, você não poderá esperar ir muito longe. Afinal de contas, você vai passar a maior parte do tempo estagnado.

Mesmo se você não conseguir observar evolução, você vai precisar continuar a sua jornada e sempre praticando. Em algum momento você vai ter um salto no seu progresso. Após isso talvez você sinta até um leve regresso e, depois disto, lá estará você alcançando um novo nível. Um novo platô, porém com um nível acima do anterior.

Lembre-se sempre, a Maestria não é uma corrida, e sim uma jornada. Você sempre estará evoluindo, contudo, nunca poderá desistir se desejar atingir os níveis mais avançados em qualquer conceito que preferir.

Inspire-se

Na Livraria Nobel você vai encontrar o Livro Maestria de George Leonard, e muito mais livros inspiradores deste e de outros autores igualmente sensacionais. Venha conhecer nossas livrarias e se torne você também um mestre da leitura.

Estamos esperando por você!